PDA

View Full Version : Dicas de Photoshop

Gabi Butcher
01-08-2008, 04:56 AM
Meninas,

Gina Miller deu uma listinha de atalhos para o Photoshop e achei legal postar aqui tb.

Adjust Hue/Saturation - Ctrl+U ::: (Mac) Cmd+U
Close - Ctrl+W ::: (Mac) Cmd+W
Close All - Ctrl+Shift+W ::: (Mac) Cmd+Shift+W
Copy - Ctrl+C ::: (Mac) Cmd+C Copy
Cut - Ctrl+X ::: (Mac) Cmd+X
Desaturate - Ctrl+Shift+U ::: (Mac) Cmd+Shift+U
Deselect - Ctrl+D ::: (Mac) Cmd+D
Feather - Ctrl+Alt+D ::: (Mac) Cmd+Option+D
Group with Previous - Ctrl+G ::: (Mac) Cmd+G
Inverse - Ctrl+Shift+I ::: (Mac) Cmd+Shift+I
Last Filter - Ctrl+F ::: (Mac) Cmd+F
Layer via Copy ("Duplicate") - Ctrl+J ::: (Mac) Cmd+J
Layer via Cut - Ctrl+Shift+J ::: (Mac) Cmd+Shift+J
Merge Layers - Ctrl+E ::: (Mac) Cmd+E
Merge Visible - Ctrl+Shift+E ::: (Mac) Cmd+Shift+E
New - Ctrl+N ::: (Mac) Cmd+N
New Layer - Ctrl+Shift+N ::: (Mac) Cmd+Shift+N
Open - Ctrl+O ::: (Mac) Cmd+O
Paste - Ctrl+V ::: (Mac) Cmd+V
Reselect - Ctrl+Shift+D ::: (Mac) Cmd+Shift+D
Save - Ctrl+S ::: (Mac) Cmd+S
Save As - Ctrl+Shift+S ::: (Mac) Cmd+Shift+S
Select All - Ctrl+A ::: (Mac) Cmd+A
Step Back in History - Ctrl+Alt+Z ::: (Mac) Cmd+Option+Z
Step Forward in History - Ctrl+Shift+Z ::: (Mac) Cmd+Shift+Z
Undo - Ctrl+Z ::: (Mac) Cmd+Z
Ungroup Ctrl+Shift+G ::: (Mac) Cmd+Shift+G

Mic_Aisenberg
01-08-2008, 07:03 AM
Boa, Gabi! Eu uso muitas teclas de atalho, sou uma tarada! rs :rotfl2:

EricaLA
01-08-2008, 08:23 AM
Obrigada Gabi. A maioria dos atalhos dá certo no Pain.Net.

Gabi Butcher
01-08-2008, 01:05 PM
Alguém tem dúvidas e quer dividir aqui?
MUITO do que sei (não é tanto assim) aprendi fuçando os programas e perguntando a outras pessoas... portanto postem suas dúvidas aqui. Se alguém não souber podemos ir atrás, não é?

Gabi

anacal
01-08-2008, 01:51 PM
Tem uns que uso mais, pra ajustar a cor da foto, niveis, etc...

Ajuste de nivel: CTRL + L (ALT+CTLR+L se quiser ajuste de niveis automatico)
Ajuste de curva: CTRL + M
Ajuste de cores: CTRL + B

Simoni
01-09-2008, 12:39 PM
Gabi amei obrigada!

dst212 (Daniela)
01-15-2008, 08:05 AM
Mais uma listinha boa:

rodrigopuccamp.wordpress.com/2007/08/13/traducao-dos-menus-e-ferramentas-do-photoshop

A Léa perguntou alguns termos de photoshop em português e eu achei essa listinha no santo Google. Com a Érica ausente, eu resolvi assumir o posto de googleadora oficial, hehehehe...

Gabi Butcher
01-15-2008, 09:09 AM
Para quem se interessa por brushes (Ferramenta Pincél) aqui vai um site com algumas coisinhas gratuitas:

gomedia.us/arsenal/freestuff.php (coloque o www. na frente)

Gabi

Carina.Schirrmann
01-15-2008, 09:34 AM
Não sei se vcs já conhecem esse site, mas tem muuuuitos brushes.
É o deviantart.com, é só procurar por brushes...
Eu já usei muito, antes de fazer scrap eu "enfeitava" as fotos usando brushes, tenho milhões aqui no meu PC.

Beijos, Cá

Gabi Butcher
01-15-2008, 09:40 AM
Verdade o Devian.ART tem zilhões de coisas legais!!! Inclusive texturas!

Simoni
01-15-2008, 12:20 PM
Se tem uma coisa que não me acerto Gabi é bom brushes, já tentei usar de várias formas e sempre acabo não gostando do resultado, acho que não sei usar essa é a verdade!

Gabi Butcher
01-15-2008, 02:05 PM
Simoni, como a Aninha falou não tem certo ou errado. Oque tem é que testar!

Bj.,

Gabi

Cleidi
01-15-2008, 02:41 PM
Eu era fã do Devian.ART, baixava tudo, mas atualmente quase não utilizo mais brushes, acho que por ter muitas outras opções para compor LOs.
Meninas, minha dúvida é a seguinte:
Estou tentando alinhar o texto em um caminho criado através de path, mas não está ficando nada bom. Tem como o texto acompanhar o contorno do frame sem a fonte ficar com espaços irregulares? Consegui explicar? Espero que sim! :confused24:

Simoni
01-16-2008, 04:12 AM
Eu era fã do Devian.ART, baixava tudo, mas atualmente quase não utilizo mais brushes, acho que por ter muitas outras opções para compor LOs.
Meninas, minha dúvida é a seguinte:
Estou tentando alinhar o texto em um caminho criado através de path, mas não está ficando nada bom. Tem como o texto acompanhar o contorno do frame sem a fonte ficar com espaços irregulares? Consegui explicar? Espero que sim! :confused24:

Cleidi vamos ver se entendi, qdo a gente escreve no caminho do path se o texto estiver fazendo uma curva "pra dentro" a palavra fica amontoadinha mesmo aí eu dou espaço entre as letras qtos forem necessários assim a palavra fica certinha! Espero que seja essa sua dúvida!:confused24:

Mic_Aisenberg
01-16-2008, 05:12 AM
Isso aí, Cleide. Tenta aumentar o diminuir o espaçamento entre as letras que pode ajudar!

dst212 (Daniela)
01-16-2008, 05:52 AM
Outra coisa que eu pensei é que talvez o alinhamento esteja em justificado, e por isso o photoshop esteja esticando as palavras. Quem sabe?

Cleidi
01-17-2008, 08:44 PM
Simoni, a dica foi certinha :woohoo:, bastou aumentar espaçamento nas curvas...
Eu já havia selecionado o caminho de várias formas e não ficava bom, mas agora acho que peguei o jeito. Vamos ver se termino estes dois LOs. Obrigada meninas!

Malu Pinheiro
01-18-2008, 04:18 AM
Gente eu sou muito leiga, quase nunca uso atalhos, as vezes nem sei como consigo fazer meus LO's rs, faço tudo na cara e na coragem, as vezes meio insegura e acaba dando certo, mesmo se nem sempre tô satisfeita, mas sai!

Si, brushes também não é meu forte, também não consigo me acertar com eles, ja até tentei mas não sai nada legal!

brigadinha pelas dicas

Gabi Butcher
01-25-2008, 03:04 PM
Queria MUITO um tutorial de text path, mas não para preencher (este eu sei através da Misty Cato) a forma/figura, para contornar...(estou atrás de um círculo) não sei se estou sendo clara...
Tenho um template do Atomic CupCake, mas só dá pau (se alguém souber pq. eu agadeço - já desisntalei metade de minhas fonte achando que ira ajudar e nada... continua dando pau!)

Alguém pode ajudar?

Gabi

dst212 (Daniela)
01-25-2008, 03:07 PM
Gabi, acho que é só clicar do lado de fora com o cursor de texto. Eu tenho esse link aqui: thedigichick.com/forums/showthread.php?t=3607
Dá uma olhada nessa thread que tem algum post que ensina direitinho. Espero que sirva!

Gabi Butcher
01-25-2008, 03:30 PM
Funcionou!!! É isto mesmo Dani... no shape pegar o mouse (ferramenta de texto selecionada) e colocar bem em cima da 'risca'/borda da forma/shape e api é só começar a digitar...

FINALMENTE aprendi!!!

Valeu Dani!!!

Bj.,

Gabi

dst212 (Daniela)
01-25-2008, 03:38 PM
Yay! Fico feliz em poder ajudar. Felizmente tinha um tópico sobre isso no MSA um dia desses e linkaram esse outro tópico onde tinha o tutorial. Eu achei útil e guardei. Como diz minha avó, quem guarda tem, hehehehehe...

Ana Amorim
01-25-2008, 03:59 PM
Cheguei tarde, tinha um tutorial no Scrapblog também:
scrapblog.com.br/blog/2007/02/12/tutorial-work-paths/

Gabi Butcher
01-25-2008, 04:37 PM
Aninha, nuinca é demais...vou lá dar uma lida mais tarde ou amanhã... agora preciso me preparar para o poker... :tongue_smilie:

Bjs.,

Gabi

Mic_Aisenberg
01-25-2008, 06:15 PM
Opa! Strip poker?! :rotfl2:

dst212 (Daniela)
01-26-2008, 03:49 AM
:rotfl2::rotfl2::rotfl2::lmao:

Gabi Butcher
01-26-2008, 07:54 AM
Opa! Strip poker?! :rotfl2:

Nem... era muita mulher prá pouco homem... rolou mesmo o banco imobiliário dos Simpsons, muita bebida, pizza, conversa jogada fora e altas risadas... só prá desopilar...
:001_smile:

dst212 (Daniela)
01-26-2008, 10:41 AM
Delícia! Parece o tipo de s.e.x.t.a a noite que eu adoro!

Um dia desses eu vou morar aí na sua terra e vc me convida pra uma noitada dessas, tá!

Gabi Butcher
01-26-2008, 07:43 PM
Delícia! Parece o tipo de s.e.x.t.a a noite que eu adoro!

Um dia desses eu vou morar aí na sua terra e vc me convida pra uma noitada dessas, tá!

Com certeza! Fechado!

Gabi Butcher
01-28-2008, 05:34 AM
Para as meninas que usam SMART SHARPEN ouapenas SHARPEN depois do LO pronto.

Que diferença faz?
Qual a configuração que usam?
Podem dar as coordenadas?

Uma ótima semana a todas!

Bjs.,

Gabi

dst212 (Daniela)
01-28-2008, 05:49 AM
Gabi, eu não sei que diferença faz, mas eu aprendi a usar o Smart Sharpen e não larguei mais. Eu uso com 40% e 1 pixel, mas deve dar pra aumentar um pouco esses números.

Mic_Aisenberg
01-28-2008, 07:05 AM
O Smart Sharpen tem opções mais avançadas, dá pra trabalhar melhor a foto até se ficou desfocada, tremida, esse tipo de coisa. O sharpen parece ser algo mais básico, igual pra todo mundo, sem ter como "customizar".

Gabi Butcher
01-28-2008, 07:49 AM
O Smart Sharpen tem opções mais avançadas, dá pra trabalhar melhor a foto até se ficou desfocada, tremida, esse tipo de coisa. O sharpen parece ser algo mais básico, igual pra todo mundo, sem ter como "customizar".

Mic para fotos eu sei usar... mas minha dúvida é como e para que usam nos LO finalizados... eu nunca usei... faria muita diferença?

Gabi

dst212 (Daniela)
01-28-2008, 08:03 AM
Gabi, faz um teste com o seu próximo LO. Quando estiver pronto pra salvar, dá um smart sharpen. Eu sinto uma diferença bem pouca, mas sinto. Em alguns LOs faz mais diferença que em outros, mas eu não sei dizer pq. Modos que eu faço logo em todos...

Mic_Aisenberg
01-28-2008, 02:17 PM
Ah, tá. Eu uso sempre o sharpen! Lei do menor esforço... rs

anacal
01-28-2008, 02:25 PM
E eu nunca uso sharpen! Aliás, foi uma dica dos designers do meu trabalho... tenho que colocar no meu processo... ;)

Ana Amorim
01-28-2008, 03:17 PM
Boiei nesse papo de sharpen!

Léa
01-28-2008, 03:45 PM
Eu ia escrever isso mas fiquei com vergonha... nem sei o que é isso...

anacal
01-28-2008, 08:12 PM
O Sharpen é pra imagem ficar mais nítida.. fica em Filter/Sharpen.

Mic_Aisenberg
01-29-2008, 07:08 AM
Aninha, o sharpen a gente dá depois que salva o arquivo em jpg. Fica beeeeem mais nítido!

Ana Amorim
01-29-2008, 07:27 AM
Eu não sabiaaaa! Antes tarde do que nunca! Mas aí tem que abrir o .jpeg e dar o sharpen??

dst212 (Daniela)
01-29-2008, 07:54 AM
Eu faço antes de salvar como jpg, com o LO já redimensionado e achatado. Daí salvo, mas acho que não faz diferença, antes ou depois.

Mic_Aisenberg
01-29-2008, 10:47 AM
Isso aí, Aninha, tanto faz. Eu dou um flatten nas camadas e aplico o sharpen, pra depois salvar em jpg. Aí, fecho o PSD sem salvar! Compara um com o outro pra você ver a diferença. É gritante!

Léa
01-29-2008, 10:54 AM
No photoshop em português, qual a tradução para sharpen?

Mic_Aisenberg
01-29-2008, 10:56 AM
Acho que é "tornar nítido"

Léa
01-29-2008, 11:10 AM
Obrigada Mic.
Nossa, quanta coisa legal que dá para fazer nessa parte de filtro... nunca tinha visto...

dst212 (Daniela)
01-31-2008, 05:19 AM
Eu tenho uma pergunta sobre sombras. Vcs sabem que eu tenho mania de sombras, né? Eu sei que tem muita gente que coloca sombras em graus diferentes do padrão do photoshop, que é 120 graus. Faz diferença? Alguém aqui usa diferente do padrão? Eu não testei ainda, mas queria saber se fica melhor com a sombra em cima.

Gabi Butcher
01-31-2008, 05:29 AM
Outro dia li em algum tópico de fórum que a ideal é 140º, não sei pq. mas resolvi começar a usar assim...
Vcs. sabem como desvincular as sombras de camadas diferentes (não separá-las do elemento/camada, mas fazer com que tenham graus diferentes? Aprendi outro dia tb.
É só DESCLICAR/DESELECIONAR a opção GLOBAL LIGHT.

Para quem não sabia esta dica me ajudou.

Gabi

dst212 (Daniela)
01-31-2008, 05:37 AM
Gabi, eu sabia como fazer, mas até que alguém me explique, pra mim não faz sentido usar angulos diferentes se a luz é a mesma pro LO inteiro. :confused1: Mas tenho certeza que deve ter alguma ocasião em que seja necessário, senão não teria essa opção no programa, só não sei qual.

Simoni
01-31-2008, 05:38 AM
Obrigada Gabi pela dica, eu não conhecia essa, alíás tem muita coisa no PS que pra mim ainda é mistério!

Gabi Butcher
01-31-2008, 05:55 AM
Gabi, eu sabia como fazer, mas até que alguém me explique, pra mim não faz sentido usar angulos diferentes se a luz é a mesma pro LO inteiro. :confused1: Mas tenho certeza que deve ter alguma ocasião em que seja necessário, senão não teria essa opção no programa, só não sei qual.
Concordo, MAS descobri que para STITCHES é bem útil.

dst212 (Daniela)
01-31-2008, 05:59 AM
Então, eu vi esse tópico dos stitches, anotei várias combinações aqui no meu caderno e testei todas. Só não mexi no ângulo. A que deu mais certo pra mim foi a da Flergs (opacidade 25, 5, 0, 5). Ela sugeriu 90 graus mas eu não usei. Ficou bom pra stitches fininhos como os da Lisa que eu uso toda hora. Às vezes eu uso até menos, tipo 3, 0, 3.

Uma que eu não entendi, não acertei, foi a dica de inner shadow da Traci. Já tentei de várias formas e não ficou muito legal. Vc conseguiu?

Vou ter que brincar com esses angulos um dia desses...

Gabi Butcher
01-31-2008, 06:05 AM
O da Traci oque ela sugeriu é exatamente oque vem na action dela, funciona BEM. Depois deste tópico fiquei P%!@ por ter comprado esta action... que nem uso muito mais... agora quero ter eu o controle das sombras - Hahahaha!
Vou testar esta dica da Flergs.

Stitches são completamente diferente do que outros elementos... para a maioria, coisas grandes principalmente, tenho feito como aprendi no tutorial da Misty Cato OU separo a sombra e brinco com ela como uma nova camada (adorei aprender a separar a sombra, foi uma ótima dica!)

dst212 (Daniela)
01-31-2008, 06:15 AM
Já que funcionou pra vc, me explica direito como funciona, pq eu não tou acertando...
Separar a sombra realmente é a dica do século! Eu uso menos do que devia, mas é muito legal!

Gabi Butcher
01-31-2008, 06:37 AM
Já que funcionou pra vc, me explica direito como funciona, pq eu não tou acertando...
Separar a sombra realmente é a dica do século! Eu uso menos do que devia, mas é muito legal!

Vamos lá (funciona com Costura CLARA FINA em cima de FUNDO CLARO):

no Drop Shadow (com GLOBAL LIGHT)
Use um MARROM (valor: 40362d)
Opacity 54%
Distance 2 px
Spread 5%
Size 9px

no Inner Shadow (com GLOBAL LIGHT)
Use a mesma cor do Drop Shadow
Opacity 41%
Distance 4px
Choke 3%
Size 7px

Para outros fundos tente brincar um POUQUINHO com estes números.

Gabi

dst212 (Daniela)
01-31-2008, 06:45 AM
Gabi, valeu! Vou anotar tudo e mais tarde vou testar!

Mic_Aisenberg
01-31-2008, 08:29 AM
Nossa, mas vocês são taradas mesmo! ahahah
Gabi, eu já li muita gente falar que o ângulo mas real é o 120, mas eu vario, sabia? Tem muita coisa que vou fazendo de olho, os stitches são um deles. Coloco uma sombra bem leve, tenho sempre em mente o volume do objeto que estou colocando a sombra e imagino se vai gerar algo maior e mais distante do objeto ou menor e bem pertinho.

Li semana passada a Dani Mogstad falando que seleciona a opção "Linear Light" em Blend Mode. Dá uma sutil diferença, fica bem legal!

Vou testar essa parada da Inner Shadow!

Ana Amorim
01-31-2008, 09:03 AM
Eu nunca coloquei sombra em costura! Acho elas tããooo pertinho do papel! Vou testar colocar sombra pequena e fina prá ver como fica!

E esse assunto de sombra tá merecendo um tópico próprio!!! Vcs estão demais!

dst212 (Daniela)
02-01-2008, 11:50 AM
Gente do céu! Eu tou aqui há um tempão tentando fazer uma extração numa das fotos que a Mic mandou e simplesmente não consigo! Minha mão treme demais! Fica tudo serrilhado. Vou ter que arranjar uma secretária pra cuidar dessa parte pra mim. Assim que eu ficar rica vou abrir uma call, vcs vão ver...

Gabi Butcher
02-01-2008, 11:52 AM
Gente do céu! Eu tou aqui há um tempão tentando fazer uma extração numa das fotos que a Mic mandou e simplesmente não consigo! Minha mão treme demais! Fica tudo serrilhado. Vou ter que arranjar uma secretária pra cuidar dessa parte pra mim. Assim que eu ficar rica vou abrir uma call, vcs vão ver...

Esta parte eu nem to arriscando - extração... vi o tutorial da Mic no ScrapBlog e vou com MUITA calma fazer um mais prá frente...

Pq. vc. não tenta un blending?

dst212 (Daniela)
02-01-2008, 12:02 PM
Ai, não sei, eu gosto de blending, mas não saberia o que fazer com uma foto blended. Sei lá, vou tentar mais um pouco, senão eu uso as fotos inteiras mesmo.

AndreaTikhomiroff
02-01-2008, 12:20 PM
Dani, você tentou o plugin que eu falei outro dia? Chama OnOne, é maravilhoso! Eu também não tenho coordenação nenhuma para fazer como a Mic explicou! :ack2: Esse plugin foi a minha salvação!!! :rotfl2: Minha e da minha sobrinha, que tem 13 anos! Por aí você vê como é mole... :lmao:

dst212 (Daniela)
02-01-2008, 12:30 PM
Acho que consegui! Meninas que usam CS3, olhem esse tutorial que eu tinha guardado aqui:
tecnologia.uol.com.br/dicas/ultnot/2008/02/01/dez_dicas_de_photoshop.jhtm

Gente, que fácil que foi! Ainda tenho que limpar um pouco o serrilhado que ficou em uns lugares da foto, mas ficou bem legal! Agora é fazer o LO, hehehehe... (eu joguei fora o que tinha começado ontem...)

Gabi Butcher
02-01-2008, 12:37 PM
Não serve para CS2? Vou ter que instalar este treco do CS3 que eu to adiando... está aqui, mas eu não queria instalar... estou com pouco espaço e minha mem RAM não está lá estas coisas...

Quero um computador novo... :001_tongue:

dst212 (Daniela)
02-01-2008, 12:42 PM
Pelo que ela tá falando, essa ferramenta é novidade do CS3.

Quando for comprar computador novo pra usar com CS3, compre com o Windows XP. Eu tou passando apuro com o Vista. Tá dando tanto pau...

Gabi Butcher
02-01-2008, 01:06 PM
Valeu pela dica... eu :cursing: Bill Gates

dst212 (Daniela)
02-01-2008, 01:19 PM
Bom, eu não odeio, mas usar programa novo hoje em dia é meio problemático. Eu tenho a impressão de que todos os paus que meu computador dá são por conta de incompatibilidade do Vista com outras coisas. Ou é o CS3, ou é o Java, ou qualquer outra coisa que esteja rodando invisivelmente. Tem horas que só reiniciando mesmo. Daqui a um ano e algumas centenas de atualizações talvez melhore...

dst212 (Daniela)
02-08-2008, 09:35 AM
Vamos lá (funciona com Costura CLARA FINA em cima de FUNDO CLARO):

no Drop Shadow (com GLOBAL LIGHT)
Use um MARROM (valor: 40362d)
Opacity 54%
Distance 2 px
Spread 5%
Size 9px

no Inner Shadow (com GLOBAL LIGHT)
Use a mesma cor do Drop Shadow
Opacity 41%
Distance 4px
Choke 3%
Size 7px

Para outros fundos tente brincar um POUQUINHO com estes números.

Gabi

Gabi, eu esqueci de dizer que testei, mexi um pouco e ficou bem legal. Daí eu salvei como Style pra usar sempre e já usei mais duas vezes. Show de bola! Valeu...

Hoje o Photoshop fez uma coisa muito estranha comigo. Eu caprichei nas sombras desse LO pro desafio do Scrapblog, fiz com todo cuidado, com todo amor, separei, repuxei, etc. Na hora de finalizar o LO eu mandei achatar e ele encolheu as sombras. Como pode isso? Não sei se acontece sempre pq eu nunca tinha reparado, mas fiquei bem zangada. Oras, minhas sombras...

Gabi Butcher
02-08-2008, 09:53 AM
Que bom Dani, fico super contente de ter ajudado!

Este lance de diminuir as sombras antes de 'achatar' eu já notei, não é sempre, mas pode ser quando fazemos sombras maiores... não sei, mas vc. não está louca. :tongue:
Bj.,

Gabi

dst212 (Daniela)
02-08-2008, 09:59 AM
Hehehehe, louca eu sabia que não tava, pq eu fiz e desfiz várias vezes pra comparar. Fiquei foi p$%$# da vida mesmo...