PDA

View Full Version : Fotografia - Dicas, Perguntas, etc.

Gabi Butcher
12-19-2007, 07:50 PM
Vamos falar sobre fotografia?
É meu tópico preferido.

Perguntas, dicas, comentários... vale tudo sobre FOTOGRAFIA aqui.

Gabi

EricaLA
12-19-2007, 07:53 PM
Gabi, por favor, fale um pouco mais sobre a sua técnica. Você tira fotos maravilhosas.

Ana Amorim
12-19-2007, 08:00 PM
Gabi, vc é o máximo! A minha maquininha é compacta... com manual em japonês (meu marido comprou lá) - dá prá baixar manual em inglês ou ptg? Se alguém souber de artigos sobre como usar uma compacta da melhor maneira possível, pode me mandar!

--> PS. ainda não li o blog do Daniel de cabo a rabo (resolução de Ano Novo)!:blushing:

EricaLA
12-19-2007, 08:04 PM
Deependendo da marca você consegue o manual em inglês, ou até mesmo em português. Tem um blog que é dudutomaselli.com que ele tem uma label só sobre manuais. Aqui o link: dudutomaselli.com/manual/

Ana Amorim
12-19-2007, 08:10 PM
Érica!!!!
Vc me impressiona, sempre tem um link no gatilho prás nossas perguntas!
Obrigada! Vc é tão atenciosa!

Gabi Butcher
12-19-2007, 08:23 PM
Olha só eu não usei estes links, mas podem ser úteís:
(só titar o *)

Manuais Sony
http*://www.sonydigital-link.com/manuals/manuals.asp?l=pt

Manuais Olympus
http*://www.olympusamerica.com/cpg_section/cpg_download_manuals.asp

Manuais Canon (No país coloque Brazil, clique em Suporte e Drivers, e embaixo de "Produtos para Cameras e Videos" escolha o modelo da sua camera)
http*://www.canonlatinamerica.com/Brazil_CLA/Portuguese/downloads.cfm

Manuais Kodak
http*://wwwbr.kodak.com/global/en/service/publications/index.jhtml

Bem lembrado Aninha - ótima leitura - blog do Daniel (http*://www.cravoecanelaphoto.com/blog/) sou fã dele e acho que 9 entre 10 das meninas aqui conhecem o pai da Gabi (ou o blog dele), se não conhecem tá na hora.

Gente só deixando claro... eu abri o tópico, mas não sei tudo, apesar de ser fotógrafa estou sempre aprendendo, lendo, testando... portanto aqui vamos todas trocar idéias, dúvidas e nos ajudar.

Obs. Em 99% de meus LO's uso fotos pessoais, as imagens profissionais raramente uso e só com aprovação de clientes - apesar do direito autoral e moral ser SEMPRE do fotógrafo.

EricaLA
12-19-2007, 08:54 PM
Obrigada Ana. Acho que é porque eu fuço muito por aí.

Ferdy
12-20-2007, 07:33 AM
excelente topico, Gabi!! sou super fa das suas fotos tbm, e entao, vamos perguntar.....qual camera vc usa para as fotos pessoais? alguma mais simples, tipo "recreaçao"? hehehe.....

e Erica.....E' a nossa AAA, realmente!!! Assumindo o cargo com excelencia!:wink:

Léa
12-20-2007, 07:40 AM
Gabi, qual é exatamente o seu trabalho como fotógrafa? Você faz foto de casamento, festas, books? (só curiosidade...). Acho suas fotos lindas!!!

EricaLA
12-20-2007, 07:40 AM
Tem que fazer as coisas direitinho. Agora até a minha irmã me chama de AAA.

Gabi Butcher
12-20-2007, 08:13 AM
Gente quanta pergunta...

Vamos lá:

- Câmera filme (está parada, mas quero reativá-la)
. Pentax MZ5N
. Pentax P3

- Câmera digital
. Canon EOS 10D - no mercado já existem outras bem superiores e ano que vem gostaria de trocá-la - MUITO.

- Câmera compacta (na verdade é do Andrew e eu pego emprestada)
. Sony Cybershot (3.2 Megapixels)

Léa, faço de tudo, mas ultimamente tenho feito mais fotos publicitárias, eventos e esta semana fiz minha primeira saída 'editorial/fotojornalística' para uma grande revista.
Mas este ano de 2007 foi bom até maio... depois ficou morno... meu plano para 2008 é aumentar minha 'carteira de clientes' de preferência fixos.

Tenho um site que está BEM desatualizado e em breve sofrerá alterações e acrescentarei um blog profissional... planos para 2008.

www.diapositivo.com.br

Meninas, obrigada pelos elogios, me fez um bem...

Bjs.,

Gabi

Simoni
12-20-2007, 09:56 AM
Esse assunto muito me interessa, quero arranjar tempo (nem q seja da meia noite as 6 da manhã) pra fazer um curso, basiquinho mesmo de fotografia! Fico babando nas fotos maravilhosas que vejo por aí e as suas Gabi estão no meio claro!
Esse ano me dei de presente uma sony cybershot 10.1 a máquina é boa o problema é a pecinha que manuseia ela!!!:1eye:

MellCaetano
12-20-2007, 11:40 AM
Eu amo fotografar, mas sou totalmente crua...
Quero e preciso aprender tuuuuuuuuuudddddooooooo...
Vou ganhar agora de Natal do meu maridim uma Canon S5IS (acho que é assim mesmo que escreve) mas estou morrendo de medo dela, acho que não vou saber nem apertar o botão direito.
Se alguém puder me ajudar eu vou ficar muito, mas muito feliz!!! :biggrin:

Ana Amorim
12-20-2007, 11:44 AM
Eu nem posso sonhar com uma câmera semi-profissa ainda! Aliás, sonho bastante... mas ainda não estou podendo investir!

Mell, super legal o presente que vc vai ganhar! Trate de ser muito auto-didata para fazer altas fotos: devore manuais, leia os blogs, entre no flickr, pergunte prá Gabi (hee hee)! Parabéns, curte bastante a sua Canon!

EricaLA
12-20-2007, 11:54 AM
Que bom Mell. As máquinas da Canon são muito boas mesmo.

Mic_Aisenberg
12-20-2007, 11:55 AM
Que tópico OTÉMO! rs

Eu AMO fotografia também. Fiz dois períodos na faculdade (jornalismo/UFF), tinha uma Pentax K1000. Era rata do laboratório! rs

Ano que vem vou comprar uma DSLR e tô ainda em dúvida entre a Nikon D40x e a D80. A segunda é bem mais cara, mas é mais nova e tem mais recursos. Gabi, pro meu uso, que vai ser totalmente amador, qual das duas você indicaria, hein, hein, hein? Tem também a opção da Canon XTi, né?

Segunda pergunta: qual lente eu compro? Já vi de tudo: 17-50mm, 50mm, 28mm-200, 19484-847474mm... SOCORRRO! Quero uma lente só, porque não sou louca de ficar trocando e carregando um bando de equipamento atrás de mim, mas queria uma macro/grande angular/tele. Tô pedindo demais? rs

HELP! :clap:

MellCaetano
12-20-2007, 12:08 PM
Ana: Pois é, eu tinha que ter feito tudo isso que voce disse, mas parece que quando chega o mês de dezembro tudo passa mais rápido, e meu tempo está tão curto :o10: vou aproveitar esse final de semana para pelo menos baixar e ler o manual dela, assim eu não faço feio no Natal :santa:

erica Foi o que falaram para meu maridim, ele é daquelas pessoas que pesquisam muito antes de comprar, ele chegou a comentar sobre as DSLR que a Mic disse, ai eu barrei, daqui a pouco vou ter que fazer faculdade por causa do presente hihihihi :001_tongue:

Mic_Aisenberg
12-20-2007, 12:12 PM
Ah, Mell, aí é que entra a segunda parte do meu plano: uma das minhas metas de 2008 é comprar a DSLR e me matricular em um curso de fotografia, pra voltar a estudar esse hobby que tanto amo. Já até escolhi o lugar: dabliudabliudabliu.ateliedaimagem.com.br

MellCaetano
12-20-2007, 12:42 PM
Ai que delícia Mic, eu moro no interioooooooorrrrrrr de minas gerais uai... essas coisas são muito para minha cidade :o10:,
Aqui tem no máximo uma faculdade de publicidade e propaganda, dá até prigui só de pensar em voltar para faculdade... Vou ter que ser auto-didata como a Ana disse :smartass:

Gabi Butcher
12-21-2007, 06:09 AM
Que tópico OTÉMO! rs

Eu AMO fotografia também. Fiz dois períodos na faculdade (jornalismo/UFF), tinha uma Pentax K1000. Era rata do laboratório! rs

Ano que vem vou comprar uma DSLR e tô ainda em dúvida entre a Nikon D40x e a D80. A segunda é bem mais cara, mas é mais nova e tem mais recursos. Gabi, pro meu uso, que vai ser totalmente amador, qual das duas você indicaria, hein, hein, hein? Tem também a opção da Canon XTi, né?

Segunda pergunta: qual lente eu compro? Já vi de tudo: 17-50mm, 50mm, 28mm-200, 19484-847474mm... SOCORRRO! Quero uma lente só, porque não sou louca de ficar trocando e carregando um bando de equipamento atrás de mim, mas queria uma macro/grande angular/tele. Tô pedindo demais? rs

HELP! :clap:

MIc, no mundo digita das câmeras eu adoro a Canon, mas isto pq. eu uso... a melhor câmera é a que você tem ou pode comprar... a XTi é ótima e semi profissional, se vc. vai fazer um curso está ótima. Pense em câmeras semi-profissionais onde vc. possa trocar lentes. Lentes, se não quer mudar de lentes aconselho uma zoom, onde vc. terá várias lentes em uma só. De preferência uma que tenha uma boa abertura de diafragma (neste caso o menor número é a maior abertura) MAS aqui vem a pegadinha... quanto maior a abertura mais cara é a lente... MUITO mais cara. Uma de minhas lentes acho que é 'meio' básica para este caso - 24-85mm f3.5-4.5

Espero ter ajudado...

Gabi

Gabi Butcher
12-21-2007, 06:11 AM
Cursos... não sei sobre cursos fora de SP, mas se o SENAC por onde moram é bom eu aconselho a pesquisar sobre cursos de Fotografia. Os profissionais são ótimos, os cursos completos e o preço acessível.

Gabi

Gabi Butcher
12-21-2007, 06:15 AM
Cursos online.

Andie Smith (Pink Ink Studios - um ótimo site para interessados em fotografia ou fotógrafos) tem cursos online para quem não tem bons cursos na região onde mora)

Depois faço uma listinha de sites interessantes (sobre fotografia) e podemos ir acrescentando dicas de todas, que tal?

Podemos também bolar um desafio fotográfico mensal ou quinzenal. No antigo My Digital Muse havia desafios de fotografia bem bacanas... só precisaríamos de uma/s patrocinadora/s ou então podemos fazer mesmo sem prêmios. Sugestões?

Gabi

dst212 (Daniela)
12-21-2007, 08:04 AM
Maravilha de tópico. Eu vou voltar depois pra ler tudo com calma, pq isso muito me interessa.
Eu fotografo mal e a nossa câmera, uma Canon compacta, pequenininha, é moooooito ruim. Todas as fotos saem com olhos vermelhos. Quero estudar isso em 2008, mesmo que seja sozinha. Espero poder comprar uma câmera até o meio do ano, mas acho que não vou comprar uma DSRL, pq sair do nada pra uma dessas deve ser meio complicado. Além do mais, vai ser a câmera principal da casa, vai ser levada pra todo lado, tem que ser uma coisa menor. Na época que eu for comprar vou pedir dicas pra vcs, ok!

Mic_Aisenberg
12-21-2007, 12:42 PM
Taí, Gabi, ótima idéia pra 2008 no Scrapblog: desafios de fotografia! O que acham? Eu adorei a idéia! Eu ganhei um no Catscrap com essa foto aqui:

http://www.catscrap.com/gallery/data/514/Julia_decimo_segundo_mes-22.jpg

Quanto à câmera e lente, a primeira opção tá quase fechada... Agora, a lente, acho que nunca vou chegar a uma conclusão. SOu libriana, esqueceu? Preciso que alguém MANDE eu comprar alguma! ahahahah Queria uma que fosse macro e com um zoom legalzinho. Acho que a que vem na câmera não é uma Brastemp, ou tô enganada?

Léa
12-21-2007, 12:55 PM
Mic, meu marido viu seu scrap com essa foto outro dia e amou... Falando em marido, o meu fez o seu primeiro scrap, qualquer hora coloco aqui para vocês verem...

Gabi Butcher
01-03-2008, 05:56 AM
Quero ver Léa!!!

Gabi Butcher
01-03-2008, 05:57 AM
Taí, Gabi, ótima idéia pra 2008 no Scrapblog: desafios de fotografia! O que acham? Eu adorei a idéia! Eu ganhei um no Catscrap com essa foto aqui:

http://www.catscrap.com/gallery/data/514/Julia_decimo_segundo_mes-22.jpg

Quanto à câmera e lente, a primeira opção tá quase fechada... Agora, a lente, acho que nunca vou chegar a uma conclusão. SOu libriana, esqueceu? Preciso que alguém MANDE eu comprar alguma! ahahahah Queria uma que fosse macro e com um zoom legalzinho. Acho que a que vem na câmera não é uma Brastemp, ou tô enganada?

Esta imagem é MARAVILHOSA!!!

Eu acho a idéia de desafios de fotografia no ScrapBlog genial!!!

Bjs.,

Gabi

Léa
01-03-2008, 06:10 AM
Aqui está o LO que meu marido fez...

http://i268.photobucket.com/albums/jj3/Leabiagioni/scrapalex.jpg

Gabi Butcher
01-03-2008, 06:25 AM
Gente!!! O cara é bom!!!

Ele que extraiu a imagem do cachorro??? Acho tão difícil recortar...

Parabéns Léa!!! Mais um artista em casa!

Léa
01-03-2008, 06:35 AM
Foi ele sim Gabi, fez tudo sozinho...
Eu gostei tanto que depois fiz um igual no formato retangular para colocar no álbum de 2007...

fernandabalieiro
01-03-2008, 06:39 AM
Essa foto é divina! Acho que já disse isso..
Se começar desafios de fotografia vocês vão me obrigar a comprar a máquina que eu tanto sonho... afff
Mas aqui no Brasil a diferença de preço é muiiita, afff..
Eu queria um nikon d40x ou uma sony h9, a sony no amazon está menos de 400 dólares..
no Brasil não acho por menos de R$1.500,00
Meninas chiquérrimas internacionais, quando algum parente for visitá-las ou vocês vierem ao Brasil (e puderem, claro) trazer uma câmera, eu pago "dereitinho" viu! :whistling: rsrsrs:clap: pagamento antecipado :P

Gabi Butcher
01-03-2008, 06:58 AM
Eu queria um nikon d40x ou uma sony h9, a sony no amazon está menos de 400 dólares..
no Brasil não acho por menos de R$1.500,00

Nanda vai no site da consigo.com.br - uma loja aqui na Cons. Crispiniano... os preços até que não são ruins...

Gabi

Mic_Aisenberg
01-03-2008, 07:28 AM
Nem me fala, Nanda, tô namorando a D40x também! Esse ano ela sai! :drool5:

EricaLA
01-03-2008, 08:58 AM
Seu marido tem futuro Léa. Quem me dera se o meu pai fizesse um, aí ele ia entender.

anacal
01-03-2008, 01:03 PM
Eu ganhei uma câmera nova do meu paizão!! A Canon Rebel (XTi). Tô amando!

Gabi Butcher
01-03-2008, 01:33 PM
Ana, quero ver altas fotos!!!

Vc. tá fotografando em RAW?

Fersenra
01-03-2008, 04:37 PM
ai gnte
to quietinha no forum pq me atrapalho um pouco ainda com essas linguas todas..kkkkk
como estou enferrujadissima no "ingrex" leio só os "nossos" topicos
mas com esse de fotografia nao podia me calar
amooooooo fotografia..me autodenomino fotolatra..kkk
comprei ha alguns meses uma canon A640
tinha uma meia boca canonzinha véinha que me acompanhou por longos 7 anos...
e na hr de trocar nao consegui $$$ pra dar um pulo maior...(sonho com uma reflex)
e to aprendendo com o curso da nat geo (mas cade o tempo pra continuar mesmo em casa) e me embananei um pouco no modo manual...
alguem (socorro) tem dicas basicas: tipo ISO, abertura, e veloc pra fotos noturnas, festas de cças, macros (essas nunca consegui..sei q com compactas sao complicadas..mas nao chego nem eprto), sei lá
algo bem basico
brigado bens..kkk
bjk no core
Fer

anacal
01-04-2008, 01:17 PM
Vc. tá fotografando em RAW?
Ainda nao. Eu nao sei direito como processar o RAW... tenho que ler mais sobre isso.

Gabi Butcher
01-05-2008, 07:31 AM
Vc. usa o CS2 aí posso te dar umas dicas de RAW - você vai PIRAR!!!

Mic_Aisenberg
01-05-2008, 05:01 PM
Pode mandar ver, Gabi! rs

dst212 (Daniela)
01-06-2008, 07:03 PM
Gente, eu sou muito tonta mesmo. No Natal minha cunhada emprestou uma Rebel pra gente e a gente aproveitou, tirou um monte de fotos. Quando eu fui ver no computador, a surpresa: todas as fotos saíram estouradas. Nem eu nem meu irmão sabíamos o que tinha saído errado.

Era uma coisa besta. A gente tava disparando a câmera direto, sem dar tempo dela medir a luz. :oops: Prova de que a pecinha atrás da câmera precisa de muito trabalho pra conseguir uma foto decente... Ainda bem que existe photoshop!

EricaLA
01-06-2008, 07:17 PM
Vocês falam dessas coisas e eu não entendo nada. Só sei uma pequena parte do que está no manual, por conta disso minhas fotos são umas coisas horríveis. Eu preciso melhorar isso.

dst212 (Daniela)
01-07-2008, 06:15 AM
Ah, eu entendo muito pouco tb... Esse negócio de medição de luz, eu nem sabia como era, tinha uma vaga idéia de que existia. Na minha câmera, se eu aperto o botão até a metade, a câmera foca e só aí eu aperto até o fim. Na Rebel isso faz a tal medição. Tenho muito o que aprender...

Gabi Butcher
01-07-2008, 06:34 AM
Dani,

Isto aconteceu porque a câmera estava no MANUAL, mas é assim que aprende... errando... e usando a cãmera no modo MANUAL.

Gabi

dst212 (Daniela)
01-07-2008, 07:04 AM
Aí é que tá, quando as primeiras fotos foram ficando ruins, a gente se certificou de que a câmera tava no automático. Só teve uma que eu tirei no modo retrato e ficou direitinho do jeito que eu queria. Pena que ela já levou a câmera de volta, senão eu ia mexer mais um pouquinho...

Mic_Aisenberg
01-07-2008, 10:58 AM
Ai, não vejo a hora de catucar a minha... rs Falta menos de 1 mês! :woohoo:

anacal
01-07-2008, 11:54 AM
Eu ainda to apanhando pra acertar a exposicao no manual... tem horas que apelo pro automatico mesmo, pra nao perder a foto. Tem que praticar MUITO!!!

Gabi Butcher
01-07-2008, 12:12 PM
Ana tenta fotografar em RAW e depois abre com o CS2... uma janela irá aparecer e um programa chamado Adobe Raw... irá 'surgir' nele você pode mexer em exposição, aumentar tamanhos de imagem, tantas coisas que em um post não hpa espaço.

Só digo uma coisa... sua vida MUDA depois que começa a fotografar em RAW.

Qualquer dúvida, se eu souber, é só gritar.

Bj.,

Gabi

anacal
01-08-2008, 01:50 PM
É o que todo mundo fala, Gabi... mas eu vou com calma... ;) Eu fico com medo de entupir meu HD, porque HAJA espaço pra arquivos tão grandes!! hehehhe

Gabi Butcher
01-08-2008, 02:04 PM
É... não vou mentir prá 'CinhÓra' não... cada RAW tem +/- 6MB.

Use e abuse da câmera por agora, se resolver usar o RAW me avisa, é sempre bom trocar figurinhas.

Gabi

lisimell
01-08-2008, 08:51 PM
Gente só deixando claro... eu abri o tópico, mas não sei tudo, apesar de ser fotógrafa estou sempre aprendendo, lendo, testando... portanto aqui vamos todas trocar idéias, dúvidas e nos ajudar.

Obs. Em 99% de meus LO's uso fotos pessoais, as imagens profissionais raramente uso e só com aprovação de clientes - apesar do direito autoral e moral ser SEMPRE do fotógrafo.
Gabi, concordo com vc... sou fotografa mas tenho muita coisa pra aprender tbem... (axo q sei mais de photoshop do q de fotografia rsrsrsrsrs), o engraçado é q as pessoas qdo sabem q vc é fotografa axam q vc tem q saber tudo... vamos la meninas.... troca de experiencia!!!!!!!!!!!!!!!!
É fazendo q se aprende como tudo na vida... e nao ha receita para uma boa fotografia... o segredo é fazer como vc gosta
Por ex, em aniversario e casamentos eu fotografo muitooooooooooooooooooo
mas a maioria das fotos sao expontaneas.
ate mesmo para os clientes que gostam do tradicional... (eles sempre acabam se rendendo ao estilo), entao: fotografe TUDO!!!!
Outra coisa... eu AMOOOOOOOO foto em ALTO CONTRASTE e a maioria das pessoas nao curte... (gosto nao se discute ne?) rsrs
se vc fotografou demais vc apaga... mas perder o lance nao da ne meninas.....
outra coisa... sabe aquela foto desfocada? vc pode aproveitar ela como fundo em outra foto... nao perde nao..... fica um charme!

Bem... um abraço pra todas vcs... e fotografem moiiiiiiiiiiiiito, é uma terapia....
Beijux

dst212 (Daniela)
01-26-2008, 11:48 AM
Ai, eu tenho uma pergunta... Não é sobre fotografar, é sobre o que fazer com certas fotos. Depois de 4 meses de computador novo eu finalmente passei todas as minhas fotos pra ele e fui seca numas fotos de uma viagem que nós fizemos em 2003 pra fazer uns LOs. Decepção: todas as fotos são 640x480. Que diabos eu faço com isso? Como é que eu uso esses thumbnails de fotos? Melhor esquecer, né? Ai...

Pior, eu descobri que a maioria das fotos do primeiro ano do Lucas são do mesmo tamanho. Acho que vou chorar.

Gabi Butcher
01-26-2008, 07:42 PM
Tem jeito, mas não tem milagre...

1ª opção (tosca) ao invés de fazer LO's de 3600x3600 faz de 1200x1200 (seria uns 10cm)

2ª opção redimensionar as imagens SEM perder pixels e definição. É um pouquinho mais complicado, vou ver se escrevo um mini tutorial e depois posto aqui, MAS há um limite até onde a imagem (contando que a foto tenha qualidade nestes 640x480) pode chegar, não vai aumentar muito, mas uns 30% creio que dá.

Depois eu volto, se eu esquecer me lembre.

Bj.,

Gabi

dst212 (Daniela)
01-27-2008, 04:16 AM
Valeu Gabi, vc é um anjo!

Mic_Aisenberg
01-27-2008, 05:47 AM
Dani, quando a imagem tá menor que eu gostaria, eu abro ela no PS, vou em image > image size > Auto e escolho a opção "Best". Quebra um galho e tanto! Experimenta pra ver como a foto aumenta um pouco, sem perder demais a resolução!

Eu fiz isso com os Carros do convite do Rafa, eles eram em baixa resolução, porque peguei da web, e consegui imprimir em 10x15 sem ficar pixelado. :jumping3:

dst212 (Daniela)
01-27-2008, 07:46 AM
Dani, quando a imagem tá menor que eu gostaria, eu abro ela no PS, vou em image > image size > Auto e escolho a opção "Best". Quebra um galho e tanto! Experimenta pra ver como a foto aumenta um pouco, sem perder demais a resolução!

Uia! Parece que tá funcionando! Tou fazendo um LOs com umas aqui, vamos ver como vai ficar. Valeu Mic!

Ana Amorim
01-27-2008, 11:08 AM
Eu faço assim como a Mic disse! Aliás, foi ela que me ensinou essa manha!!! Vc pode escolher a resolução antes de clicar em Best! Aí o PS redimensiona a imagem para o melhor tamanho na resoluçã que vc escolher!

dst212 (Daniela)
01-27-2008, 11:12 AM
Parece que funcionou mesmo! A salvação da lavoura! Eu fiz o LO, só não vou postar hoje pq ainda não acho que tá 100%, mas as fotos ficaram até boas (depois que o PS aumentou, eu ainda diminuí pra caber nos espaços). Valeu Mic, valeu mesmo!

Gabi Butcher
01-27-2008, 11:45 AM
Para quem quer aumentar imagens com maior precisão.

O processo chama-se INTERPOLAR.

O truque é usar o modo Bi-Cubic de interpolação e fazer interpolações sucessivas e pequenas, de 10%, até chegar ao tamanho desejado.

Vá em Image/Image Size selecione todos os quadradinhos inclusive (e principalmente) RESAMPLE IMAGE=BICUBIC (simples) e em document size (na mesma janeja acima) mude as medidas para PERCENT. Troque os 100% por 110% em largura e altura (naverdade se todas as caixinhas estiverem selecionadas isto acontecerá automáticamente só ao alterar um deles). Faça isto quantas vezes forem necessárias até atingir o tamanho desejado, MAS lembre-se não existe milagre! E NÃO tente fazer 20% ou 30% para ir mais rápido... não funciona da mesma forma... é um processo de reconhecimento de pixels por proximidade.

Este processo é utilizado por fotógrafos e designers. Interpolação significa interpretação.

Espero que tenha ajudado.

Gabi

dst212 (Daniela)
01-27-2008, 11:50 AM
Gabi, uma vez eu vi essa dica no DST, se eu não me engano, mas não sabia que interpolação era isso (não tava ligando o nome à pessoa). Acho que eu até já usei uma vez que uma pessoa me pediu pra montar uma quickpage e mandou uma foto pequena. Eu usei umas 4 ou 5 vezes seguidas e ficou imperceptível!

Obrigada pela dica! Não sei o que seria de mim sem vcs!

fernandabalieiro
01-27-2008, 12:04 PM
Eu tinha umas fotos que queria usar em alguns LO´s e não dava porque quando aumentava ficava pixelizado... fiz o que a Mic falou e ficou perfeito!
Nossa, essa é uma das melhores... rsrsrs
Salvou muitas fotos por aqui, principalmente quando eu não tinha meu cartão de memória (eu nem consigo imaginar como consegui essa façanha), as fotos estão todas em baixa resolução...
Valeuuu!!

Ana Amorim
01-27-2008, 03:09 PM
Gabi, adorei essa dica! Obrigada!!!!!! :):)

Carina.Schirrmann
01-27-2008, 04:11 PM
Adorei essas dicas!:)
Vou testar agora

Ana Amorim
01-27-2008, 06:01 PM
Meninas, as fotos que eu ajusto no Lightroom estão ficando pixeladas! Como vcs fazem para exportar?

Mic_Aisenberg
01-28-2008, 02:18 PM
Aninha, tem um botão "export" aí, dá uma procurada... Posso capturar a tela de casa, se você quiser, tá? Aqui eu não tenho ele. :no:

Ana Amorim
01-28-2008, 03:16 PM
Sim, eu uso o export também! Queria saber as configurações que vcs utilizam. Eu tô exportanto com 300dpi e as imagens exportadas não estão legais, apesar da foto original ser boa. :(

Mic_Aisenberg
01-29-2008, 07:10 AM
Hum... isso nunca me aconteceu. Vou ter que ver de casa!

dst212 (Daniela)
02-06-2008, 10:29 AM
Meninas que usam o Flickr: não existe um jeito de montar um mosaico com as fotos favoritas do site pra colocar no blog? Eu acho que já vi assim em algum lugar. Alguém sabe?

Gabi Butcher
02-06-2008, 10:50 AM
Aqui :
(tire os espaçõs entre as letras no começo)

h t t p : / /bighugelabs.com/flickr/mosaic.php

dst212 (Daniela)
02-06-2008, 11:12 AM
Valeu Gabi! Valeu mesmo!

Léa
04-25-2008, 04:00 PM
Gabi, minha vizinha grávida quer que eu tire umas fotos dela e eu quero algumas dicas... Como posso simular um fundo branco? Um lençol quebra o galho??? Ou fica muito feio?

Ana Amorim
04-25-2008, 04:04 PM
Também quero saber! Aqui em casa eu tento aproveitar a luz natural e uso a parede branca como fundo mesmo (foto porta-retrato, como as do segundo álbum CD que eu fiz prá bisavó)... depois ajusto os níveis e as curvas no PS pro branco da parede ficar bem branco.

Natasha
04-25-2008, 04:04 PM
Tem uma coisa no flickr que sempre quis saber: Já vi uns comentários sobre a foto. que ficam quadradinho, passei com ou mouse em cima, e aparece escrito! Como faz?

Léa
04-25-2008, 04:05 PM
Essa amiga já está de 8 meses e não tirou nenhuma foto!!!

Gabi Butcher
04-25-2008, 04:13 PM
Gabi, minha vizinha grávida quer que eu tire umas fotos dela e eu quero algumas dicas... Como posso simular um fundo branco? Um lençol quebra o galho??? Ou fica muito feio?

Léa funciona, mas a luz que vai incidir tem que ser uniforme... ou quase...
eu sugiro amassar todo o lençol... pois se tiver um vinco dá para ver, aí eu acho que é melhor radicalizar e amarrotar tudo.
Se não quiser amarrotar use um tecido sintético.

Tb. tenho visto muitas fotos de grávidas em pé... não sei pq. mas me dá uma certa aflição. CLARO que algumas tem que ter, mas coloque uma cadeira legal, ou se não tiver um bacana cubra com um tecido...

A Aninha Reis fez umas fotos super legais de grávida e postou hoje no blog dela!

Espero ter ajudado...

Qualquer coisa grita!

Ana Amorim
04-25-2008, 04:14 PM
Léa, pq vc não tira foto dela ao ar livre! Fica tão bonito grávida num parque, perto de flores... sei lá! :001_unsure:

Léa
04-25-2008, 04:15 PM
Léa funciona, mas a luz que vai incidir tem que ser uniforme... ou quase...
eu sugiro amassar todo o lençol... pois se tiver um vinco dá para ver, aí eu acho que é melhor radicalizar e amarrotar tudo.
Se não quiser amarrotar use um tecido sintético.

Tb. tenho visto muitas fotos de grávidas em pé... não sei pq. mas me dá uma certa aflição. CLARO que algumas tem que ter, mas coloque uma cadeira legal, ou se não tiver um bacana cubra com um tecido...

A Aninha Reis fez umas fotos super legais de grávida e postou hoje no blog dela!

Espero ter ajudado...

Qualquer coisa grita!
Eu vi o blog, mas fiquei com vergonha de perguntar...

Léa
04-25-2008, 04:16 PM
Léa, pq vc não tira foto dela ao ar livre! Fica tão bonito grávida num parque, perto de flores... sei lá! :001_unsure:
Acho que ela vai querer também... aqui tem uma praça legal...

Cindy_rs
04-25-2008, 04:21 PM
Da pra usar de fundo o TNT, tem varias cores e varios tipos.. é o que o pessoal usa. Mas tb adoto a ideia de ir a um parque. Em casa vc vai ter sempre o problema da luz, a menos que vc tenha um estudio.

O problema é se ela quer tirar o barrigão pra fora... dai tem que ser em casa mesmo...

Beijocas
Cindy

Léa
04-25-2008, 04:25 PM
Da pra usar de fundo o TNT, tem varias cores e varios tipos.. é o que o pessoal usa. Mas tb adoto a ideia de ir a um parque. Em casa vc vai ter sempre o problema da luz, a menos que vc tenha um estudio.

O problema é se ela quer tirar o barrigão pra fora... dai tem que ser em casa mesmo...

Beijocas
Cindy
Falei lençol porque é coisa que temos em casa mesmo... aqui onde moro dá para tirar o barrigão para fora sem problemas... vamos ver o que eu vou aprontar... depois, se ela deixar, eu mostro aqui...

Gabi Butcher
04-25-2008, 05:03 PM

Beijocas
Cindy

Eu conheço e já usei TNT, mas sinceramente (minha opinião) fica parecendo 'barato'/vagabundo... a não ser que seja preto.

Livia Guimarães
04-25-2008, 06:14 PM
É... não vou mentir prá 'CinhÓra' não... cada RAW tem +/- 6MB.

Use e abuse da câmera por agora, se resolver usar o RAW me avisa, é sempre bom trocar figurinhas.

Gabi

Gabi... eu to descobrindo o RAW!
Esse formato usa pra revelação? Pq eu transformo em JPG e depois deleto o RAW.
To fazendo M???

Cindy_rs
04-25-2008, 07:25 PM
oi Livia

vc deve mesmo transformar em jpg para revelar. Ninguem revela RAW, até por que, antes de vc transformar em jpg vc tem que trabalhar a imagem. O RAW é considerado o negativo da foto... se vc usa este formato, é por que gosta da foto crua, e edita tudo o que pode antes de transformar em jpg.

Beijocas
Cindy

Livia Guimarães
04-25-2008, 07:31 PM
huum... entendi.

ReSales
04-25-2008, 09:26 PM
Meninas estou adoooorando as dicas.Estou pra trocar a camera velha por uma melhorzinha,ate pensei em comprar uma boazuda mas meu marido diz que vai sobrar maquina (ja que nao nunca fiz curso de fotografia),outro dia me indicaram as da panasonic (que nao estao tao caras) sao boas??? E Anaaaaa,como vc trata as suas fotos para ficarem com a aquela aparencia clean????Gabi, como vc regula a luz????

Cindy_rs
04-25-2008, 09:35 PM
oi Re

Qual camera que vc tem hoje?

Basicamente existem 3 tipos de cameras:
- Point and shot: Sao cameras mais simples, algumas tem varios recursos, maximo 4x de zoom otico, e são bem portateis

- Like SLR: São maiores, normalmente tb chamadas superzoom (8 a 15x zoom otimo), são dotadas de mais recursos, mas tb dispoem do modo completamente automatico

- DSLR: São cameras bem mais robustas, maiores e mais pesadas, precisam de um investimento um pouco maior pois elas usam lentes separadas da camera, entao vc tem que ter varias lentes para diferentes tipos de fotografia.

Isso é um resumo BEMMMM basico mesmo, vc tem que saber o que serve pra vc. Por exemplo, eu ja tive tudo que é camera (vivo trocando eheheheh). Já tive DSLR com 3 lentes, flash externo, etc. Acabei vendendo por causa do peso, até perdi o tesão de sair para fotografar, cada saida era uma mala...

Pode contar comigo, se precisar de ajuda na escolha da sua maquina.

Beijocas
Cindy

ReSales
04-25-2008, 10:47 PM
Oi Cindy,a camera que tenho aqui é tao velhinha...é uma nikon coolpix 2000.Apenas 2 mp... Qdo fortografo ao ar livre se tenho sorte sai bem,mas dentro de casa...Fica horrivel.Uma amiga minha aspirante a fotografa me disse que a panasonic lumix é otima e nao é tao dificil de manejar.Vc conhece?

Cindy_rs
04-25-2008, 10:57 PM
oi Re

Eu tive uma Panasonic FZ10. Confesso que foi uma das piores cameras que eu ja tive. Tem gente que idolatra, eu odiava. Em cenas de baixa luminosidade, simplesmente a camera nao focava. Só pra vc ter um exemplo, a minha arvore de Natal que tem 1 metro de altura (nao é muito pequena) mesmo com as luzinhas acesas, eu só consegui tirar uma foto dela com a camera no modo macro. Isso é inaceitavel. Mas isso acontecia com aquele modelo, por que nao tinha a luzinha de foco.

Minha maior alegria foi o dia em que vendi.

Mas tem gente que fala muito bem da Panasonic. Pra mim, nao serve. Lançaram a FZ18, falam muito bem da camera, mas nunca cheguei perto de uma dessas então não sei se melhorou o suficiente para voltar para ela :)

Não te ajudei muito ne??

Beijocas
Cindy

ReSales
04-25-2008, 11:01 PM
Sim ajudou sim,eu so tinha escutado o comentario dessa minha amiga.Só sei que devo trocar essa o mais rapido possivel.:frown:

Cindy_rs
04-25-2008, 11:44 PM
Re

Eu gosto muito das Canon. Se vc quiser ficar nas cameras pequenas, vc pode comprar uma Canon A5xx (520, 530, 570, etc).
Vc terá uma compacta, mas com recursos, se vc vier a estudar fotografia, vc poderá aprender usando essa camera.
Mas se tamanho nao é algo importante, pode se aventurar nas super zoom.

beijocas
Cindy

ReSales
04-26-2008, 12:14 AM
Obrigada Cindy!!!:001_tongue:

Gabi Butcher
04-26-2008, 07:41 AM
Gabi... eu to descobrindo o RAW!
Esse formato usa pra revelação? Pq eu transformo em JPG e depois deleto o RAW.
To fazendo M???

A Cindy falou TUDO!!!

EU jamais jogo 'negativo' fora... mesmo pq. usando o ACR (Adobe Camera Raw*) é como se você tivesse um laboratório em casa! Existem inúmeros presets (gratuitos e pagos, ou que você mesmo cria) para tratar sua imagem.
*O ACR é igual ao Lightroom só que não trata jpg. o negócio dele são as imagens em RAW (CR2, CRW e todas as outras.)

oi Re

Qual camera que vc tem hoje?

Basicamente existem 3 tipos de cameras:
- Point and shot: Sao cameras mais simples, algumas tem varios recursos, maximo 4x de zoom otico, e são bem portateis

- Like SLR: São maiores, normalmente tb chamadas superzoom (8 a 15x zoom otimo), são dotadas de mais recursos, mas tb dispoem do modo completamente automatico

- DSLR: São cameras bem mais robustas, maiores e mais pesadas, precisam de um investimento um pouco maior pois elas usam lentes separadas da camera, entao vc tem que ter varias lentes para diferentes tipos de fotografia.

Isso é um resumo BEMMMM basico mesmo, vc tem que saber o que serve pra vc. Por exemplo, eu ja tive tudo que é camera (vivo trocando eheheheh). Já tive DSLR com 3 lentes, flash externo, etc. Acabei vendendo por causa do peso, até perdi o tesão de sair para fotografar, cada saida era uma mala...

Pode contar comigo, se precisar de ajuda na escolha da sua maquina.

Beijocas
Cindy

PERFEITO!

Re

Eu gosto muito das Canon. Se vc quiser ficar nas cameras pequenas, vc pode comprar uma Canon A5xx (520, 530, 570, etc).
Vc terá uma compacta, mas com recursos, se vc vier a estudar fotografia, vc poderá aprender usando essa camera.
Mas se tamanho nao é algo importante, pode se aventurar nas super zoom.

beijocas
Cindy

Se for para ter uma point and shoot eu aconselho uma Canon ou Sony (Cybershot - ela é bem honesta. Diversos LO's meus tem fotos feitas com uma Cybershot.

Só fique atenta para uma coisa que eu odeio... o delay nos flashes destas máquinas... se você puder testar é melhor. Pegue uma com o menor delay possível, ou nenhum! Isto é o que ferra as imagens nestas câmeras.

michellefilo
04-26-2008, 07:54 AM
Gente, pra quem não quiser investir numa DSLR, eu recomendo a série IXUS da Canon, cameras maravilhosas. Eu era fã da Sony mas advinhem? A Canon além de ter super imagens tem o video muito melhor do que a Sony. E mãe que é mã precisa de um videozinho dos babies de vez em quando né? (isso vindo de quem tem uma filmadora encostada rsrs)

Eu comprei a Canon EOS 400D (conhecida como xti Rebel nos EUA) em Janeiro e estou pirando. Na busca por uma lente só. No momento não tiro a 50mm (sem zoom) mas isso causa alguns problemas. Um dia vou achar uma mais legal, mas no momento estou perdidinha ;) Quando comprei a camera fui direto pro RAW mas achei muito complicado ficar editando imagem. Essa semana vou fazer outra tentativa porque percebi que estou editando sempre de qualquer maneira, vamos ver ;)

ReSales
04-26-2008, 10:04 AM
Obrigada meninas,cada vez estao clareando mis minhas duvidas.Como nao posso trocar seguido é legal saber de uma que me suporte!Obrigadaaaaaa!:001_smile:

Cindy_rs
04-26-2008, 10:11 AM
Se for para ter uma point and shoot eu aconselho uma Canon ou Sony (Cybershot - ela é bem honesta. Diversos LO's meus tem fotos feitas com uma Cybershot.

Só fique atenta para uma coisa que eu odeio... o delay nos flashes destas máquinas... se você puder testar é melhor. Pegue uma com o menor delay possível, ou nenhum! Isto é o que ferra as imagens nestas câmeras.

oi Gabi

O delay realmente é MUITO irritante nessas maquininhas. Da lista que eu ja tive (e nao foram poucas) nao me lembro de alguma que eu ligasse e ela estivesse pronta, exceto a D30, mas essa era DSLR...

Com criança, este tipo de camera fica mais irritante ainda, por que é dificil de pegar criança quietinha por mais de 5 segundos (tempo em que a camera leva pra ficar pronta) afff... eheheheheheheh

Beijocas
Cindy

Léa
04-26-2008, 11:11 AM
Gente, pra quem não quiser investir numa DSLR, eu recomendo a série IXUS da Canon, cameras maravilhosas. Eu era fã da Sony mas advinhem? A Canon além de ter super imagens tem o video muito melhor do que a Sony. E mãe que é mã precisa de um videozinho dos babies de vez em quando né? (isso vindo de quem tem uma filmadora encostada rsrs)

Eu comprei a Canon EOS 400D (conhecida como xti Rebel nos EUA) em Janeiro e estou pirando. Na busca por uma lente só. No momento não tiro a 50mm (sem zoom) mas isso causa alguns problemas. Um dia vou achar uma mais legal, mas no momento estou perdidinha ;) Quando comprei a camera fui direto pro RAW mas achei muito complicado ficar editando imagem. Essa semana vou fazer outra tentativa porque percebi que estou editando sempre de qualquer maneira, vamos ver ;)
Nem me fale, quando Otávio tinha 6 meses comprei uma filmadorinha linda, que filma em DVD e adivinha? encostada... que dó...
E a minha câmera sony cybershot o Otávio quebrou... também preciso comprar outra, mas agora não vai dar... Vou usando a do Alex que é uma sony a100 (acho que é isso) - não entendo dessas coisas

Michelle Müller
04-26-2008, 12:05 PM
Báh gurias que dicas ótimas... ganhei uma cyber-shot da "mamis", mas estou guardando um $$ para uma DSRL.... humm acho que uma Canon me deixaria bemmmm feliz!! :rolleye11:...

Ana Amorim
04-27-2008, 10:56 PM
A Re tava me perguntando sobre edição de imagens no outro tópico e só queria dar uma dica bem simples, mas que já faz muita diferença nas fotografias, que são as curvas do photoshop!

Essa foto aqui da minha pequena eu só ajustei com as curvas, achei que fez uma diferença incrível!

http://i79.photobucket.com/albums/j150/melzinhalinda/ad.jpg

Para acionar esse comando, basta apertar as teclas "Ctrl+M" e ajustar a curva para iluminar, clarear e deixar a foto mais atraente! Se não quiser ajustar diretamente na foto, pde-se criar uma camada de ajuste, indo em layers / new adjustment layer... / curves - e aplicar as curvas da mesma maneira!!! ;);)

Cindy_rs
04-27-2008, 11:00 PM
Aproveitando... Depois de todos os ajustes, e a ultima coisa a fazer antes de salvar é dar sharpen.

apenas: Filter - Sharpen - Sharpen

Nada mais, mas muda muito!
Se vcs quiserem saber a diferença, salvem duas fotos exatamente iguais, uma sem sharpen e outra com, e olhem...

beijos

ReSales
04-27-2008, 11:03 PM
Obrigada meninas,minhas fotos jamais serao as mesmas.:jumping3:

fernandabalieiro
04-27-2008, 11:14 PM
Nossa, amei a dica do control + m
Eu sempre aplico presets no lightroom mas não fico satisfeita 100%! Adorei Aninha, obrigada!!

Janine Assis
06-20-2008, 06:33 PM
Meninas,
Lendo os tópicos do resumo achei esse tópico aqui!!
Adorei todas as dicas.:biglove:
Tenho uma dúvida: foto RAW sempre deve ser trabalhada depois ou podemos usar ela crua?
Outra coisa: Vocês já viram o blog do Globo OnLine sobre fotografia? Tem algumas dicas e eles recebem fotos dos leitores para ****isar. Achei super legal.

Beijos,

Jaquescrapper
06-20-2008, 09:19 PM
Meninas,
Lendo os tópicos do resumo achei esse tópico aqui!!
Adorei todas as dicas.:biglove:
Tenho uma dúvida: foto RAW sempre deve ser trabalhada depois ou podemos usar ela crua?
Outra coisa: Vocês já viram o blog do Globo OnLine sobre fotografia? Tem algumas dicas e eles recebem fotos dos leitores para ****isar. Achei super legal.

Beijos,

Qual endereço, Janine?

Janine Assis
06-20-2008, 09:49 PM
O endereço do blog é:
oglobo.globo.com/blogs/fotoglobo

Michelle Müller
06-21-2008, 03:20 PM
A Re tava me perguntando sobre edição de imagens no outro tópico e só queria dar uma dica bem simples, mas que já faz muita diferença nas fotografias, que são as curvas do photoshop!

Essa foto aqui da minha pequena eu só ajustei com as curvas, achei que fez uma diferença incrível!

http://i79.photobucket.com/albums/j150/melzinhalinda/ad.jpg

Para acionar esse comando, basta apertar as teclas "Ctrl+M" e ajustar a curva para iluminar, clarear e deixar a foto mais atraente! Se não quiser ajustar diretamente na foto, pde-se criar uma camada de ajuste, indo em layers / new adjustment layer... / curves - e aplicar as curvas da mesma maneira!!! ;);)

Aninha tu fez isso só com as curvas!? Báh tenho várias fotos que podem ser salvas então!!
Obrigada pela dica, tu salvou ums bons 2g de foto de ir para lixeira :cheer2::cheer2:

estrelinhas coloridas pra ti

EricaLA
06-21-2008, 03:26 PM
O último LO que eu fiz com foto eu arrumei as curvas também no Pain.Net. Deu uma diferença enorme. Na foto original parece até que meu primo é um desses menininhos que não come, de tão branquinho que ele estava. Deu uma ajeitadinha e ele ficou parecendo do jeito que ele é mesmo. Obrigada pela dica Aninha! Salvou meu LO!

Jaquescrapper
06-21-2008, 04:55 PM
O endereço do blog é:
oglobo.globo.com/blogs/fotoglobo

Brigadim! Vou lá conferir!

Eu AMO fotografia - ainda vou aprender!

O curso que eu ia fazer, não vou mais... :o10: Houve um problema de diálogo entre a professora e a pessoa que fez as inscrições e o curso não é noturno como eu queria... :o10:

Vai ver é para eu fazer numa outra turma... Já que aqui só tem uma professora de fotografia, pode? :waiting:

GABIIIIIIIIIIIIII! Vem prá cá dar curso!!!!!!!

Assinei a revista FOTOGRAFIA: TÉCNICA E PRÁTICA, da Ed. Europa... achei as matérias voltadas mais para profissionais com estúdio, mas espero, mesmo assim, aprender bastante...